terça-feira, 4 de julho de 2017

AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO NO CAPITALISMO

LEOMAR MARCHESINI ZURAVSKI LEOMAR.Z@uninter.com [associadoslionsbatel] associadoslionsbatel@yahoogrupos.com.br

20:11 (Há 1 hora)
para JoséANDREAntonioAnaANTONIOAPAVEALCIONEANTONIOARTHURAUGUSTACANDIDOCLAUDIMARCLEIRECLODOALDOCRISTIANEDAISYELIANEEUGENIOEVERSONFERNANDAGELSONGRAZIELAJACIANAJAIROJOSÉ
SEMINÁRIO:
AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E AS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO NO CAPITALISMO

27 de julho de 2017


Local:
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 - Centro -Curitiba/PR Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região Plenário Pedro Ribeiro Tavares


O trabalho é uma atividade humana essencial na vida de qualquer pessoa, independente de possuir ou não deficiência.
Quando pensamos nas múltiplas dimensões do trabalho, logo chegamos a conclusão que ele está na própria base do nosso ser social. Porém, do ponto de vista mais prático, significa dizer que sem trabalho não temos salário, sem salário não temos dinheiro e sem dinheiro estamos excluídos do mercado de consumo. Por isso, falar em inclusão sem a respectiva garantia do direito ao trabalho, é o mesmo que imaginar que as pessoas podem sobreviver sem alimentação e água, para tomar apenas dois exemplos bem práticos.
Diante desta realidade, no atual momento histórico, precisamos aprofundar as reflexões sobre quais serão as possíveis consequências negativas das reformas propostas pelo Governo Federal, na efetivação do direito ao trabalho das pessoas com deficiência.

Programação.
8h - 8h30. Credenciamento
8h30 - 9h. Abertura
9h - 10h00. Palestra "Deficiência e trabalho: a luta pelo direito de ser explorado" (lançamento do livro digital com o mesmo título).
Palestrante: Professor Mestre Enio Rodrigues da Rosa. Formado em pedagogia, professor da Rede Estadual de Ensino, Especialização em Funda mentos da Educação, Especialista em Educação Especial com ênfase em Inclusão Educacional, Mestre em Educação e Diretor Geral do NOVO IPC.
10h00 - 11h00. Palestra "Atuação do Ministério Público do Trabalho e a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho".
Palestrante: Dra. Andrea Lino Lopes. Procuradora do Trabalho - Ministério Público do Trabalho, lotada na Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Pós-graduada em direito do Trabalho e Previdenciário.
Atuou como Coordenadora Nacional da Coordigualdade. Atualmente é membro da comissão editorial da revista do Ministério Público do Trabalho e membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público.
11h00 - 12h. Debates.
12h - 13h30. Intervalo para o almoço
13h30 - 14h30. Palestra "A formação dos trabalhadores com deficiência e as relações de trabalho no capitalismo"  Palestrante: Profº Dr. Paulo Ricardo Ross. Formado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente da UFPR e Mestre em Educação também pela UFPR e Doutorado em Educação Inclusiva pela Universidade de São Paulo (USP).
14h30 - 15h30. Palestra "Os impactos negativos da terceirização no direito ao trabalho das pessoas com deficiência"  Palestrante: Dr.
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, ex-Advogado, ex-Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho. Especialista e Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo e Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná.
15h30 - 17h. Debates.

PÚBLICO ALVO
Pessoas com deficiência, profissionais da Educação Especial e da educação comum, técnicos de recursos humanos, advogados, acadêmicos do direito, de pedagogia, das ciências sociais, bem como outras pessoas interessadas.

INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 24 de julho pelo telefone (41) 3342-6690, no ramal escola, com Sirlei ou Caroline, ou pelo seguinte endereço eletrônico:


Total de 300 vagas.
Haverá certificado com carga horária de 8 horas, expedido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Haverá mediação linguística parta pessoas surdas pelos tradutores intérpretes de Libras da UNINTER.


Profª Leomar Marchesini
Coordenadora do SIANEE
Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais|Reitoria

Centro Universitário UNINTER
Campus Tiradentes
Rua Saldanha Marinho, 131, 3º andar
80410-150| Centro - Curitiba PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário