Minuta de relatório da reunião do dia 22/07 do Núcleo Nós Podemos Curitiba.
Peço que, caso verifiquem a necessária alguma alteração, consideração ou alguma sugestão me comuniquem até o dia 28/07 (quinta-feira) para que, posteriormente, este relatório seja divulgado no site do
www.nospodemosparana.org.br
Em anexo também, segue lista de contato dos presentes na reunião.
Atenciosamente,
Aline Del Antonio Pereira
Serviço Social da Indústria do Estado do Paraná
Movimento Nós Podemos Paraná
' Fone:+55(41)3271-7871 7 Fax:+55(41)3271-7515
P Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente.
Reunião – Nós Podemos Curitiba
No dia 22 de julho de 2011, às 8h30, reuniram-se os integrantes do Núcleo Nós Podemos Curitiba e representantes de diversas empresas e instituições do setor público e privado, totalizando 34 participantes, no auditório I da Unindus, no CIETEP em Curitiba. O objetivo da reunião era formular propostas e ações a serem desenvolvidas na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que será de 7 a 13 de agosto do ano corrente. A proposta é desenvolver, ao longo desta semana, ações de cidadania e solidariedade correlacionando – as com os ODM, e no dia 13 de agosto, sendo o último dia da Semana, realizar um ato público na cidade, em alguma das principais praças, a fim de divulgar os ODM e expor as empresas e instituições que se propuseram a firmar um compromisso em prol das metas do milênio.
Abaixo seguem as ações a serem realizadas pelos participantes e suas empresas/instituições:
Ações
o Pelo SENAI, operacionalizado pelo grupo Crescer (voluntariado), realizar palestras nas escolas do SENAI sobre gravidez na adolescência. E mais palestras poderiam ser feitas por profissionais da saúde sobre educação sexual, até mesmo na forma de dramaturgia;
o Pela SEEC, fazer a Utilização da E-Paraná (TV e Rádios educativos) para difusão das atividades e utilizar da capilaridade da SEEC nos municípios para a execução de atividades;
o Divulgar os eventos nos sites/jornais dos bairros;
o Dia 13/08 – Vacinação de animais nas ruas da cidadania;
o Palestra para idosos sobre HIV – grupo aquarela de idosos;
o Divulgação pelos Correios dos eventos ao público interno (6 a 7 mil pessoas);
o Palestra sobre animais domésticos – Morretes;
o Palestra sobre paternidade – Morretes;
o No ato público – Contar Histórias (formular história com os ODM);
o Reativar o Movimento Nós Podemos Morretes.
o Divulgação nos sites de cada instituição: UNIMED PR, SESP, SESC, SMTE, CONSEG, etc;
o Secretaria Municipal de Defesa Social dará ênfase nas palestras dos ODM.
o A SMTE no processo de articulação para construção da agenda Curitiba de trabalho decente, em todos os fóruns de discussão tem contemplado apresentação dos ODM, correlacionando as propostas da agenda municipal. Será dada ênfase no tema principalmente na semana proposta.
o A UNIMED PR dará ênfase do assunto em suas assessorias, que serão realizadas no 2º semestre de 2011, oportunizando o levantamento das ações já realizadas por cada UNIMED do Estado do Paraná.
o O SESC PR divulgará nos dias 03 e 04 de agosto, em capacitação dos técnicos de trabalho com grupos no município de Londrina, o tema: 8 Jeitos de Mudar o Mundo, disponibilizando materiais discutidos em reunião, no intuito dos técnicos trabalharem a temática com seus grupos.
o Promover o círculo de diálogo sobre o tema proposto nos CONSEG’s do Paraná;
o Via Coordenação Estadual dos CONSEG’s divulgar no site da SESP a Semana Nacional e os ODM;
o Capacitação de CONSEG no que diz respeito aos 8 objetivos de desenvolvimento do milênio (Mobilização Social).
o A Universidade Positivo promoverá Campanha de doações, divulgação e cadastramento de voluntários;
o A UFPR propôs a realização de uma Semana Solidária: divulgação e cadastramento de voluntários;
o LIONS: Fórum de acessibilidade do CREA – cadastramento de voluntários e divulgação;
o Criação de um blog divulgando as práticas para os objetivos do milênio para disseminar as ações.
o A representante da Comunidade – Escola propôs a realização do Dia RECICLE E BRINQUE em 89 escolas municipais;
o Utilizar um laço amarelo relacionado à atenção à violência a fim de provocar a curiosidade e esclarecer a causa a favor da não violência, seja ela contra a mulher, na escola, bulling, trânsito, drogadição, trabalho (assédio moral), etc.
o A JCI se propôs a promover o empreendedorismo nas escolas, como forma de prevenção do futuro, utilizando de palestras e debates;
o A SMAM realizará uma reunião com o Conselho da Condição Feminina a fim de planejar ações para a Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade em Curitiba e, principalmente, na região metropolitana, em seus 26 municípios. Para esta reunião contará com a participação da articuladora da região: Silvia Teuber;
o O Clube de Mães e amigos do Xapinhal propõe a realização de palestras sobre prevenção contra as drogas, a ser realizado em escolas, aos sábados ou domingos, convidando e Secretaria Municipal antidrogas.
Ficou decidido ainda que, será formulado um termo de compromisso para que as empresas, instituições e demais pessoas possam assinar e firmar com o alcance das Metas do Milênio (ODM). Este será enviado por e-mail a cada representante das empresas/instituições para que, no dia do ato público, 13 de agosto, possa se divulgar uma parcial do total de adeptos as causas dos ODM.
A Adriana Araújo Bini do Projeto Não violência, e a Adriane Salom Filippetto do Projeto Comunidade-Escola se encarregaram de elaborar um texto sobre os ODM e as ações a serem desenvolvidas na Semana Nacional da Cidadania e Solidariedade, a fim de que este possa ser publicado e divulgado em sites e blogs.
Além das ações já citadas anteriormente, levantaram a ideia de se realizar um fórum contra a violência, e a realização de um concurso de redação nas escolas da cidade.
Foi abordada a importância de que, todas as ações propostas realmente possam ser efetivas, e não apenas um levantamento de números.
Para a divulgação do plano de ação de cada empresa/instituição e também da organização do ato público, foi marcada uma nova reunião para o dia 05 de agosto, às 8h30, no CIETEP.