Não existem países oficialmente "hostis" ao Brasil de maneira geral, mas o termo pode se referir a locais com forte restrição de entrada ou que o governo russo listou como "hostis" a eles, como foi o caso dos EUA e de países da União Europeia, dos quais o Brasil não faz parte. Para a maioria dos brasileiros, destinos como Uruguai, Chile, Portugal, Alemanha, Espanha, Irlanda, Austrália e Canadá são considerados "amigáveis" ou receptivos. Países com conflitos ou com políticas de turismo extremamente restritivas, como Afeganistão, Butão, Coreia do Norte e Somália, podem ser considerados mais difíceis ou "não bem-vindos".
Países com políticas restritivas e/ou que exigem cautela
- Afeganistão, Butão, Coreia do Norte e Somália: Destinos com turismo muito restrito ou complexo, com avisos de segurança, portanto, não são facilmente acessíveis.
- Líbia, Eritreia, Iêmen, Paquistão, Sudão, Irã e Índia: Segundo uma ONG, estes países são considerados perigosos para cristãos, o que pode ser um fator a ser considerado por brasileiros religiosos.
- Rússia: Um viajante descreveu sua experiência como negativa devido ao tratamento considerado mal-humorado por alguns russos.
Países com políticas de vistos complexas
- Austrália, Nova Zelândia e Canadá: Podem ter políticas de visto mais complexas devido a alta demanda por emigração.
- Estados Unidos: Também exigem visto e, mesmo que a maioria dos brasileiros possa obter a permissão, o processo pode ser burocrático.
- Ucrânia: Não é mais uma opção de visto a curto prazo, embora o Brasil não se considere "hostil" a ela.
Países com políticas mais acolhedoras e fáceis para brasileiros
- Uruguai e Chile: Estão entre os países mais acolhedores e com maior estabilidade econômica e cultural para os brasileiros.
- Portugal: É considerado o país que mais ama o Brasil, com forte presença de brasileiros.
- Espanha, Alemanha, Irlanda, Austrália e Canadá: Têm programas de intercâmbio e imigração que facilitam a entrada de brasileiros.
- Japão e Coreia do Sul: Têm relações diplomáticas e políticas de imigração favoráveis a brasileiros.