Creche é vida sadia
Os problemas sociais, que no Brasil mostram uma multidão de
jovens perdidos em consequência do abandono a que foram relegados na infância e
puberdade, são atordoantes. O pesadelo se reflete na delinquência e criminalidade
para a qual muitos entendem que é necessário reduzir a idade para
criminalização do jovem infrator.
Independentemente do mérito jurídico com leis em todos os
níveis (Clement) devemos, acima de
tudo, trabalhar para evitar essa tragédia nacional que é a demolição de uma
geração de futuros brasileiros cujas famílias não puderam lhes dar boa educação.
O custo operacional de uma creche é alto, mas se aplicará
durante poucos anos na vida das crianças. Contrariando a Constituição Federal (Creche) as crianças que
nossas administrações públicas têm a obrigação de abrigar, alimentar e cuidar
se restringe a um período pequeno[1].
Muitos municípios mantêm estruturas caríssimas e um volume
imenso de assessores e coisas semelhantes, não têm, entretanto, preocupação com
as crianças mais pobres. É fácil perceber o grau de alienação nesse nível.
Dependendo do tamanho e personalidade local o povo é tratado com migalhas. As elites
decidem quem será prefeito e nelas não existe muito lugar para nossas biafras.
Dizíamos que uma creche é vida sadia, sim, se bem feitas e
cuidadas por pessoas dedicadas. Pudemos sentir isso em Colombo na Creche
existente na Vila Ana Maria, a alegria das crianças e o prazer de estarem na
creche é algo extremamente gratificante (Centro de Educação Infantil Pequenos Brilhantes) .
O que devemos calcular?
Quantas vidas são salvas em bom ambiente escolar (CRECHES: DE UM ESPAÇO ASSISTENCIAL PARA UM ESPAÇO
EDUCACIONAL, 2013) ?
O que significa o cuidado com a saúde das crianças nesses lugares protegidos? Quanto
a sociedade deixa de gastar em penitenciárias, tratamentos médicos, segurança? Uma
criança bem encaminhada será trabalhadora, útil à sociedade.
Com certeza o custo da criança em uma creche (MEC culpa prefeituras por atrasos na inauguração de
creches, 2012)
é alto e cria vacilações, compete, entretanto, aos nossos políticos e empreendedores
resolver essa questão, o Brasil não é rico?
Mais ainda, pais liberados podem trabalhar, consumir, gastar
na própria comunidade gerando mais impostos, mais postos de trabalho (A importância das creches, 2013) . Ou seja, a
sociedade em geral sai lucrando muito quando subsidia, investe e gasta com
Educação.
Com certeza no Brasil a situação não é simples [ (Faltam 12 mil
creches no país, diz pesquisa, 2011) , (Déficit de vagas nas creches de Curitiba é de 63%, diz MP, 2011) ]. Infelizmente não
temos trabalhos eficazes em planejamento familiar e as emissoras de TV, janelas
dentro de casa, estimulam a promiscuidade e liberdades e taras perigosas (A TV e a Insensatez) .
Cidadania, o que fazer?
Clubes de serviço, ONGs, bons políticos e lideranças civis
podem criar espaços de cobrança e informação da quantidade de crianças fora de
creches e escolas em suas cidades, bairros e vilas. A boa democracia exige
militância, voluntariado e cobranças a partir da vigilância cívica.
Não elegemos representantes e prefeitos, governadores e
presidentes para que façam o que lhes der na cabeça e sim para trabalhar de
forma objetiva, honesta e com boa visão de prioridades sociais, pelo menos essa
deve ser, na nossa opinião, a vontade do eleitor consciente e atento às necessidades
sociais.
A Educação no Brasil, desde sua criação, teve como lógica
formar escravos, manter padrões antigos e deixar tudo como está ou pior. Essa
era a vontade das oligarquias que sabiam explorar ao máximo a “máquina gente”.
Para mudar e podermos construir uma sociedade sadia não poderemos ter crianças
fora das escolas e creches de boa qualidade. Como resolver isso? Com a mesma
dedicação que o Governo Federal dedicou aos banqueiros, vale tudo para salvar
nosso povo.
Cascaes
26.5.2013
MEC culpa prefeituras por atrasos na inauguração de
creches. (15 de 5 de 2012). Fonte:
Bom Dia Brasil:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/05/mec-culpa-prefeituras-por-atrasos-na-inauguracao-de-creches.html
Cascaes, J. C. (s.d.). Centro de Educação Infantil
Pequenos Brilhantes. Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA
MARIA E NOVA ESPERANÇA:
http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2011/11/centro-de-educacao-infantil-pequenos.html
Clement, F. (s.d.). Direito a creche. Fonte:
Âmbito Jurídico.com.br:
http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11429
Creche.
(s.d.). Fonte: Portal Brasil:
http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/sistema-educacional/creche/print
Dionísio, B. (4 de 7 de 2011). Déficit de vagas nas
creches de Curitiba é de 63%, diz MP. Fonte: G1:
http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2011/07/deficit-de-vagas-nas-creches-de-curitiba-e-de-63-diz-mp.html
Globo, C. P. (22 de 4 de 2011). Faltam 12 mil
creches no país, diz pesquisa. Fonte: Observatório de Informações
Municipais:
http://www.oim.tmunicipal.org.br/?pagina=detalhe_noticia¬icia_id=29458
Ida, P. C. (4 de 2013). A importância das creches.
Fonte: PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA :
http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/2013/04/a-importancia-das-creches.html
Lidiane. (16 de 4 de 2013). CRECHES: DE UM ESPAÇO
ASSISTENCIAL PARA UM ESPAÇO EDUCACIONAL. Fonte: Matraca - Agência de
Notícias da Infância: http://matraca.org.br/4742/creches-de-um-espaco-assistencial-para-um-espaco-educacional
Siqueira, R. (s.d.). A TV e a Insensatez.
Fonte: Mirante da Educação:
http://mirante-da-educacao.blogspot.com.br/2013/05/o-reverso-da-midia-ou-era-da-insensatez.html
[1] Não
há uma regulamentação específica sobre como devem funcionar as creches, valendo
para elas as
mesmas diretrizes da segunda etapa da educação
infantil. No entanto, a legislação diz que a matrícula
só é obrigatória a partir dos quatro anos. Antes
disso, a frequência à creche é uma escolha da família e
uma oportunidade garantida pelo Estado. Entretanto, o
ECA garante que o Estado pode ser acionado
judicialmente caso não atenda a demanda existente. (Creche)
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