domingo, 1 de setembro de 2013

A Semana da Segurança e Primeiros Socorros em Colombo em setembro de 2013

A Semana de Segurança e Primeiros Socorros
A partir do dia 2 de setembro até o dia 5 próximos estaremos apoiando a realização da segunda Semana da Segurança e de Primeiros Socorros na Vila Liberdade em Colombo. Os resultados da primeira edição em 2012 foram excepcionais. Diversas entidades, com destaque para a PM PR, COPEL, LIONS, FAE/Bom Jesus, Escolas municipais e o CE Altair da Silva Leme se uniram para um evento memorável.
Neste ano (2013), com outros parceiros, destacando-se entre todos a PERFIPAR, UPS e mais uma vez a PM-PR PROERD vamos poder oferecer às crianças, jovens e adultos daquela comunidade mais uma edição de palestras, cursos e debates na expectativa de salvar crianças, principalmente, de acidentes e comportamentos perigosos, assim como saber reagir quando envolvidos em algum desastre.
O que nos gratifica adicionalmente é participar do Lions Clube de Curitiba Batel, onde um time excelente e dedicado, multidisciplinar, cresce e se aprimora em serviços sociais. Nesse ambiente é fácil realizar, promover e estimular ações a favor de nosso povo mais carente de atenção das autoridades. O blog [1] dá um registro ao vivo e a cores do que tem sido feito.
Aquela região do Paraná é um exemplo da falta de atenção eficaz de governantes e da carência de serviços públicos extremamente importantes. Pode-se, por exemplo, constatar no blog [2] que a vontade do Governador pode se transformar em pesadelo para o povo, quando as decisões não se transformam de forma adequada em bons projetos.
Os atrasos culturais e políticos no Brasil exigem militância e cidadania até de núcleos distantes, mais preparados para orientar e apoiar comunidades carentes de atenções, dominando as burocracias, o labirinto e processos gerados por estruturas mastodônticas e ineficazes.
Aprendemos em Colombo que o Brasil precisa de todos nós. Aqui encontramos cenários altamente perversos.
Evoluímos de forma aristocrática, desprezando os mais humildes. O que importa é o sobrenome, o patrimônio e o poder em suas muitas formas, inclusive de quadrilhas organizadas por traficantes. E agora?
Como destaque maior as crianças continuam sem creches, apesar de seus pais estarem próximos a cidades eleitas pelo Governo Federal para agradar a FIFA, onde vão trabalhar deixando os filhos nas ruas no período entre aulas.
Em Colombo o povo espera a construção de trincheiras, escolas, centros de convivência (prometidos), casas populares (ainda que minúsculas), postos de saúde bem equipados, serviços de atendimento em emergência, parques e praças, calçadas, ciclovias etc.
Felizmente na região Zumbi, Mauá, Vila Liberdade e adjacências agora a UPS dá maior tranquilidade, pelo menos.
O estado do Paraná ainda precisa investir muito, e a Reforma Fiscal quando viabilizará os estados e municípios brasileiros em detrimento da banca financeira e de especulação além dos cartéis que atuam em Brasília? O enxugamento fiscal dos estados e municípios em favor de incentivos com o chapéu alheio é criminoso.
A Semana da Segurança começará amanhã.
Esperamos filmar, colocar em youtube, em blogues e redes sociais esse momento de cidadania de que nos orgulhamos muito, pois não é episódico, mas o resultado do trabalho e liderança de pessoas tão dignas quinto o dos professores Tosihiro Ida e Nilson Izaias Pegorini.
Cascaes
1.9.2013

[1]
J. C. Cascaes, “PROJETO LIBERDADE EM AÇÃO – VILA LIBERDADE, ANA MARIA E NOVA ESPERANÇA,” [Online]. Available: http://projetoliberdadeemcolombo.blogspot.com.br/.
[2]
J. C. Cascaes. [Online]. Available: http://zumbimaua.blogspot.com.br/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário