quinta-feira, 29 de maio de 2014

BLOG DO SARAIVA: Quem mais teria a ganhar com a regulação seria a m...

BLOG DO SARAIVA: Quem mais teria a ganhar com a regulação seria a m...: Luis Nassif , GGN "Um dos públicos mais desinformados do país é o dos proprietários de veículos de mídia. E...

The Price of the World Cup

Publicado em 29/05/2014 Danish documentary about he social and human price of the 2014 FIFA World Cup in Brazil. // Documentario dinamarquesa mostrando a preço social e humano da Copa do Mundo no Brasil. Categoria Esportes Licença Licença padrão do YouTube

segunda-feira, 26 de maio de 2014

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Araceli Crespo tinha apenas 8 anos quando foi violentada e assassinada no dia 18 de maio de 1973, em Vitória. Os acusados do crime, pertencentes a famílias poderosas do Espírito Santo, nunca foram condenados. Paulo Constanteen Helal, conhecido como Paulinho, e Dante Michelini Júnior, conhecido como Dantinho.
Em 1998, a data foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um marco desta luta.
Diversas atividades estão programadas em todo o país para a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 a 24 de maio.
Neste 18 de maio, faça bonito! Por Araceli e por tantas outras crianças. Esteja atento, denuncie. Disque 100!
Foto: reprodução/Gildo Loyola
Curtir ·  · 

sábado, 17 de maio de 2014

Conferência discute avanços e desafios da política nacional de assistência social



Publicado em 24/06/2013
Gestão e financiamento no Sistema Único de Assistência Social (Suas) são temas da 9ª Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece em dezembro, em Brasília. Conferências preparatórias municipais e estaduais já estão acontecendo. Trabalhadores, entidades de assistência social, universidades, Ministério Público, conselhos de defesas de direitos da criança, mulher, idoso e pessoa com deficiência, entre outros, participam dos debates. Para saber como esses encontros contribuem para ampliar e beneficiar o direito dos usuários, além de discutir os avanços e desafios da política de assistência social do país, o Cenas do Brasil recebe a presidente do Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Luziele Tapajós, e o representante de Entidades e Organizações da Cáritas Nacional, Ademar Bertucci.

Centro de Referência de Assistência Social (Cras)



Publicado em 29/06/2012
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O Cras atende a população em situação de risco e vulnerabilidade social e promove o acesso aos direitos e o fortalecimento dos vínculos familiares.

terça-feira, 13 de maio de 2014

sexta-feira, 2 de maio de 2014

POR QUE FUI À PAPUDA? Depoimento da Deputada Federal Mara Gabrilli via facebook

POR QUE FUI À PAPUDA?
Respondendo aos questionamentos e críticas sobre minha visita à Papuda
Como já noticiado aqui, desde o ano passado recebo denúncias sobre a violação de direitos humanos de presos cadeirantes, que por conta de sua deficiência, têm condições de tratamentos inferiores a de outros presos. Então, que fique bem claro que minha única motivação a visitar à Papuda, pela terceira vez, foi esta: checar as condições de acesso e tratamento de grupos vulneráveis.
Nesta última visita que fiz ao presídio, fiz parte de uma comitiva da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, onde também participaram os deputados Nilmário Miranda, Jean Wyllys, Luiza Erundina e Arnaldo Jordy, O requerimento inicialmente proposto pelo deputado Nilmário Miranda era para a realização de diligência na Papuda para verificar, exclusivamente, as condições de José Dirceu. A Comissão, no entanto, entendeu que deveria ser ampliada para verificar também a condição penal de todos os presos. Motivo pelo qual, reitero novamente, me moveu a fazer a visita.
Diferentemente do que a imprensa e muitas pessoas nas redes vêm afirmando, não fui a Papuda para avaliar se Dirceu tem ou não regalias, tampouco se ele tem o direito a cumprir sua pena em regime semiaberto. Quem sou eu para fazer tal avaliação? Isso cabe às autoridades competentes.
Outro esclarecimento que precisa ser feito: eu estive na cela de Dirceu sim. Apenas não circulei, pois minha cadeira ficou emperrada na porta, o que não me impediu de ver as condições do local. Afirmei apenas o que vi, sem julgamento de valores. Até porque as condições de tetraplégicos, com os corpos tomados por escaras e que dormem no chão com ratos passando por cima, é o que de fato me interessa. Aliás, é o que deveria estar sendo debatido neste momento: a precariedade de um sistema carcerário que se tornou depósito humano. Mas, infelizmente, vejo que ainda
se coloca holofotes sobre uma causa política em detrimento a uma questão social.
Também precisa ser esclarecido àqueles que me acusaram de ter feito imagens dentro do complexo: adentrei à Papuda sem nenhum tipo de aparelho. E meu assessor não tinha autorização para entrada. E ainda que portasse algum equipamento, não poderia usá-lo, por motivos óbvios: não mexo os braços.
Por fim, deixo claro que meu interesse neste tema não é de agora, tampouco está relacionado à prisão de qualquer famoso que esteja cumprindo pena na Papuda. Faço palestras em presídio de São Paulo desde 2010, onde pude conhecer realidades ignoradas. Nesses encontros, com detentos e detentas, falamos sobre superação e liberdade. Nunca questionei se essas pessoas deveriam ou não cumprirem suas penas, mas sim as chances que cada uma delas deveriam ter para retornarem melhores para a sociedade.
Curtir ·  ·  · 23

Participação na XI Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná.

Carta Convite

Assunto:  Participação na XI Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná.

É com grande satisfação que a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, por meio do Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná (CEDH), vem à presença de Vossas Senhorias para convidá-los a participar da Cerimônia de Abertura da XI Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná.
Durante a XI Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos os eixos abaixo indicados serão abordados por representantes das instituições presentes, correlacionando a temática em foco: Educação em Direitos Humanos (EDH).
- Educação Básica EDH
- Ensino Superior e EDH
- Educação dos Profissionais do Sistema de Justiça e Segurança e EDH
- Educação Não Formal e EDH
- Tecnologia e Dignidade Humana e EDH
- Família e EDH

Vale considerar que teremos no referido evento, representantes formais do Comitê de EDH/PR das seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná, Federação das Indústrias do Paraná, Ministério Público do Paraná, dentre outras instituições.
           
Data: 05 de maio de 2014 (segunda-feira).
Horário: das 8:30 às 17:00 horas.
Local: Federação das Indústrias do Paraná - FIEP, Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico, Curitiba/PR – Brasil.

Certos de contar com a Vossa inestimável colaboração, colocamo-nos à disposição para os ajustes de estilo.

Cordialmente,

Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná
Resolução Nº 229/2013 – GS/SEJU

Ao

Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial – CONSEPIR

XI Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos


Sent: Wednesday, April 30, 2014 5:40 PM
Subject: XI Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos


Prezados


Estamos encaminhando a V.Sª o convite para a XI Audiência Pública do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, a realizar-se aos 05 de maio de 2014, na sede da Federação das Indústrias  do Estado do Paraná - FIEP.
Atenciosamente,

Comitê de Educação em Direitos Humanos do Paraná
Resolução GS/SEJU 229/2013 

Rua Almirante Tamandaré, 1133, Alto da Rua XV
CEP: 80045-170 - Curitiba - PR
Tel: 41 3263-7300 - Fax 41 3362-1876
Site: www.cedh.justica.pr.gov.br