sexta-feira, 26 de junho de 2015

Projeto de Curitiba é referência nacional no atendimento a usuários de álcool e drogas - Prefeitura de Curitiba

Projeto de Curitiba é referência nacional no atendimento a usuários de álcool e drogas - Prefeitura de Curitiba





Projeto de Curitiba é referência nacional no atendimento a usuários de álcool e drogas

26/06/2015 12:16:00
O ônibus Intervidas de Curitiba está entre os 10 projetos de todas as regiões do país selecionados para serem visitados pela equipe do Ministério da Justiça como exemplos de políticas públicas voltadas ao atendimento de usuários de drogas e álcool. O diretor de Articulação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Leon Garcia, esteve nesta quinta-feira (25) em Curitiba, durante a Semana Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas, para acompanhar o que o município tem feito para atender a população em situação de rua e prevenir o consumo de entorpecentes.
A Praça Osório foi o primeiro espaço a receber o Intervidas, que deve ser ampliado para outras localidades da capital. Em 12 noites de abordagens em quase três meses, cerca de 360 pessoas foram impactadas pelo serviço. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com apoio da Senad e do Ministério da Justiça, que visa o atendimento de usuários de drogas e álcool em locais públicos. Nas noites de quinta-feira, uma equipe multidisciplinar formada por oito profissionais trabalha com a população de rua, das 18h30 às 21h30, na Praça Osório. Nesse intervalo, dependentes químicos que costumam frequentar o local para consumir bebidas e entorpecentes são convidados a participar de atividades que envolvem música, esporte, leitura e artes circenses, objetivando a ressocialização, a reinserção e o vínculo.
“O Intervidas leva a essas pessoas a possibilidade de acessar serviços a que elas têm direito e encontram dificuldades, seja saúde, abrigo ou atividades culturais. Por serem usuários de drogas, as pessoas não deixam de ter direitos. Esse é o primeiro passo para que elas saiam da dependência”, afirma Garcia. O diretor lembra ainda que Curitiba receberá em breve R$ 1 milhão do governo federal para investir em mais ações voltadas a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
“Nesse tempo de trabalho, a gente percebe que já temos um vínculo com essa população. Eles já entenderam que o ônibus é um equipamento da saúde e que podem contar com o nosso apoio. Perceberam que são pessoas de direitos e podem ter acesso a diversos serviços”, conta a coordenadora do projeto Intervidas, Caroline Souza Nascimento.
Ao criar vínculo com essas pessoas, os profissionais da saúde passam a orientá-las sobre redução de danos e sensibilizá-las para que sejam encaminhados a outros equipamentos da prefeitura, como abrigos, Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), reforçando um trabalho intersetorial entre várias secretarias.
“Traçamos estratégias para que os nossos profissionais criem vínculo com esse público estigmatizado e que acaba ficando à margem da sociedade. Foram estabelecidas parcerias com outras secretarias, como a do Esporte, FAS e Fundação Cultural, com o intuito de criar uma rede de ações intersetoriais para acolher e atender essa população”, afirma o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.
Formatura
O diretor da Senad também participou na quinta-feira da formatura das primeiras turmas do projeto Poty, que tem o objetivo de estimular a criatividade e o talento de adolescentes e prepará-los para o mercado de trabalho. Cerca de 50 jovens participaram, durante 20 horas, dos cursos básicos de webdesign e tratamento de imagens ministrados pelos professores Marcos Merlin e Fabrício Gabriel Olivo, do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).
As primeiras turmas foram formadas por alunos do Colégio Estadual Lamenha Lins, participantes dos Portais do Futuro CIC e Tatuquara e jovens acolhidos por Caps. “O curso foi formatado para que os jovens tenham contato com a vida acadêmica e despertem interesse para uma vida profissional”, explica o coordenador do projeto, Luiz Fernando Corrêa. As próximas turmas devem ser abertas em setembro e novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário