Brasil não motorizado, acessível,
seguro e atento às necessidades da PcD, idosos e crianças.
Graças a uma iniciativa do
arquiteto e urbanista Ricardo Mesquita e o apoio sempre extraordinário do
SIANEE (1) (que merece menções
honrosas no mundo que luta pelos Direitos Humanos) pude ler (mal e porcamente,
uma bronquite atrapalhando e a vista falhando) minha contribuição ao livro
Brasil Não Motorizado (2) , idealizado e
construído graças aos esforços incansáveis de meu grande amigo, o arquiteto e
urbanista (também) Antônio Miranda (escritor, durante alguns anos sócio e
diretor da Livraria Ypê Amarelo).
Este livro foi a base de uma
seminário no início na primeira quinzena de novembro de 2012 na Cidade de
Camboriú (3) quando ouvimos,
falamos, debatemos e aprendemos muito sobre detalhes de urbanismo.
Mas o livro é também uma base
oportuníssima para debates sobre urbanismo graças à contribuição de pessoas
experientes e respeitadas.
Pessoalmente focamos a questão
das pessoas com deficiência e idosas. Não aceitamos, não compreendemos, não
podemos tolerar a frieza de nossas autoridades em relação às dificuldades de
inclusão urbana de brasileiros e de brasileiras que precisam muito pouco, se
pensarmos no que se investe para atender outras propostas, para gozarem do
direito de ir e vir, de serem respeitados e poderem conviver com dignidade nos
ambientes de lazer, trabalho, repartições públicas, hospitais, escolas,
equipamentos urbanos etc.
O que se percebe no Brasil é a
prioridade dada à criação de superestruturas, comissões, repartições públicas,
órgãos de fiscalização e regulação e por aí afora com uma tremenda ineficácia.
Os concursos públicos, por exemplo, testam acima de tudo conhecimentos,
desprezando vocações. O custo de muitas entidades é exorbitante, para não dizer
ofensivo e imoral, se avaliarmos indicadores fáceis de serem criados e apontados,
entre eles a simples qualidade das calçadas de uma cidade ou a quantidade de professores
e professoras com domínio em LIBRAS [(4) ,
(5) ] em sala de aula.
No Brasil gastamos uma fábula de
dinheiro na manutenção de políticos, profissionais e instituições a serviço de
uma elite sofisticada.
O povo precisa usar serviços
essenciais públicos e gerais; qual é a acessibilidade e capacidade de inclusão
dessas “facilidades”, esmolas de ricos?
Com certeza as maiores vítimas
disso tudo são a pessoas idosas, com deficiência(s), ignorantes pela falta de
escolas adequadas e trabalhadores entregues à própria sorte.
Aliás, ontem, num ônibus, até
incomodado com a visão de um adulto saudável dormindo num banco faltando lugar
para outros talvez mais necessitados de um assento, puxei conversa com o
cidadão, que, para minha surpresa, demonstrou se um profissional (extremamente
cansado) que arrisca a vida cuidando de fachadas de prédios de luxo. Durante o
trajeto até a Praça Rui Barbosa fui conhecendo detalhes de sua vida e de
quantos de seus colegas já morreram em acidentes de trabalho.
Como seria bom se nossos jornais
diariamente publicassem a relação de acidentados em ambiente de trabalho
(mortos, aleijados, acamados), talvez em pouco tempo o número de muitos trabalhadores
que se nada mudar vão depender de condições especiais de trânsito diminua
drasticamente.
Leis e juízes do Trabalho em
defesa dos trabalhadores são im
portantes, mas todas as leis, se justas e
necessárias, devem ser aplicadas, cobradas, julgadas, analisadas, impostas e
monitoradas com rigor. Quem sabe assim avancemos em direção aos padrões sociais
e de trabalho da tão decantada Alemanha após a última Copa do Mundo...
Cascaes
16.7.2014
1. Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com
Necessidades Educacionais Especiais. Grupo UNINTER. [Online]
http://www.grupouninter.com.br/centrouniversitario/sianee.php.
2. A. G. Soares,
Roberta Rangel, Antonio C.M. Miranda, F. C. Malucelli, Ivo Reck Neto, J. Buis,
J.C.Cascaes, G. Nataraj, J.C. A. Ary, M.B.Ary, M. E. B. Malatesta, R. Medeiros,
F. Duarte, Reginaldo A. P, R. T. Mesquita, R. Ghidini, R. Battistella,
V.L.G.Silva. Brasil Não Motorizado - Coletânea de artigos sobre
mobilidade urbana. Curitiba : LA BMOL, 2013. ISBN 978-85-67377-00-1.
3. Bike Way by the World Exemplos, modelos para todos. Bike
Way by the World Exemplos, modelos para todos. [Online] http://worldbikeway.blogspot.com/.
4. República,
Presidência da. DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. planalto.gov.br.
[Online] 22 de 12 de 2005.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm.
5. LIBRAS - LEI Nº
10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002. Planalto - Presidência da República. [Online]
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm.
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