sexta-feira, 1 de maio de 2015

Primeiro de maio mórbido




A Humanidade dava a impressão de evoluir após a tragédia do nazifascismo e derivativos, gradativamente, contudo, voltamos a conflitos absurdos e padrões primitivos de vida, trabalho, religião. Lazer etc. Usando o exemplo mais absurdo: ir a um campo de futebol é uma loucura, mais ainda se o torcedor levar a camisa do seu time favorito...
Em primeiro de maio de 2015, principalmente no Estado do Paraná, devemos sentir um dia mórbido e revelador dessa tendência mortal. As manifestações no Centro Cívico em Curitiba não deixam dúvidas do primarismo e da truculência de nossos governantes e/ou de seus prepostos [ (1), (2), (3)].
Sempre é bom lembrar o que aconteceu na Europa após a Primeira Guerra Mundial: todos ignoraram o crescimento do nazifascismo e assim o mundo mergulhou na Segunda Guerra Mundial, Holocausto e destruição maciça de tudo, inclusive dos adorados templos e obras de arte, tão amados por metafísicos, estudiosos e turistas.
É um dia mórbido[1] (4) no Brasil, acima de tudo mostrando nossas doenças sociais e a qualidade ética de muitos políticos brasileiros. Não há o que comemorar analisando a situação dos trabalhadores mal representados e iludidos por entidades de classe, partidos políticos etc.
Felizmente temos a mídia e as redes sociais, podemos agora comparar quase instantaneamente as opiniões formais, informais, pagas, espontâneas e até aventureiras. Isso não existia até há poucas décadas, o que viabilizava todo tipo de fantasia e radicalidade.
A realidade pode ser cruel.
Talvez os acontecimentos recentes sirvam para abrir a consciência de todos nós [ (5), (6), (7), (8), (9)]. O Brasil tem sido notícia ruim desde que o 7 a 1 que desmontou a utopia maior de um povo que investe muito em carnaval e futebol, esquecendo a boa Educação criadora de parâmetros mais saudáveis e permanentes.
É Primeiro de Maio, data com muitas explicações e comemorações internacionais. Que trabalhadores? O assalariado, o empregador?
Nas duas pontas os brasileiros precisam repensar o Brasil. A lógica fiscal inibe a criação de empregos (é menos caro importar de países menos expropriadores) e a quantidade imensa e mutante de regras, portarias, leis (10), decretos etc. só faz sustentar uma legião de fiscais pouco produtivos e mantêm a lógica da lei para inglês ver. A insegurança é enorme e só a ignorância poderá gerar alguma tranquilidade ou, simplesmente, um espírito fatalista diante da máquina do estado em geral. Os exemplos existem e são motivos de perplexidade até da ONU (11).
O ano de 2015 começou com pacotaços e mudanças de rumo absurdos, se compararmos o que diziam os candidatos que venceram as eleições em 2014. Das duas uma, ou os eleitores brasileiros têm muito a aprender ou fomos enganados brutalmente. E agora?
O que devemos comemorar? xingar? protestar?

João Carlos Cascaes
Curitiba, 1 de maio de 2015

1. Cinegrafista da Band é ferido por pitbull da PM-PR. Carta Capital. [Online] 29 de 4 de 2015. http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/cinegrafista-da-band-e-ferido-por-pitbull-da-pm-pr-797.html.
2. Ministério Público investiga abusos em manifestação de professores em Curitiba. ZH Notícias. [Online] 1 de 5 de 2015. http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2015/05/ministerio-publico-investiga-abusos-em-manifestacao-de-professores-em-curitiba-4751556.html.
3. Anistia Internacional condena violência da polícia em Curitiba. [Online] O Globo, 30 de 4 de 2015. http://oglobo.globo.com/brasil/anistia-internacional-condena-violencia-da-policia-em-curitiba-16023260.
4. mórbido. dicionário online de português. [Online] [Citado em: 1 de 5 de 2015.] http://www.dicio.com.br/morbido/.
5. Operação Lava Jato. Wikipédia. [Online] http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Lava_Jato.
6. Silva, Leda Maria Messias da. Luto neste Primeiro de Maio. Gazeta do Povo. [Online] 1 de 5 de 2015. Leda Maria Messias da Silva, pós-doutora em Direito do Trabalho, é professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM).http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/luto-neste-primeiro-de-maio-69s4w01cy44mxc3ktdd8ux7lo.
7. Violent clashes at Brazil teachers' protest in Curitiba. BBC News. [Online] 30 de 4 de 2015. http://www.bbc.com/news/world-latin-america-32527969.
8. Violents heurts au Brésil lors d'une manifestation d’enseignants. Le Monde. [Online] 30 de 5 de 2015. http://www.lemonde.fr/ameriques/video/2015/04/30/violents-heurts-au-bresil-lors-d-une-manifestation-d-enseignants_4625813_3222.html.
10. ROSA, PEDRO VALLS FEU. O Brasil precisa de mais leis? Congresso em foco. [Online] 21 de 01 de 2014. http://congressoemfoco.uol.com.br/legislacao/o-brasil-precisa-de-mais-leis/.
11. 7 provas da ineficácia da justiça no Brasil, segundo a ONU. EXAME.com. [Online] 11 de 09 de 2014. http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/7-provas-da-ineficacia-da-justica-no-brasil-segundo-a-onu.





[1] Significado de Mórbido
adj. Medicina. Relativo a ou que demonstra quaisquer tipos de doenças; enfermidade.
Medicina. Que é prejudicial à saúde; que provoca doenças.
Ocasionado por ou que evidencia transtornos psíquicos; que contém determinada anormalidade; doentio.
Sem energia ou força; frouxo: aspecto mórbido.
Em que há devassidão ou perversão: interesse mórbido.
Que se apresenta de modo triste: pessoa mórbida; livro mórbido.
Artes Plásticas. Diz-se da obra artística que possui certa textura demonstrada de maneira suave.
(Etm. do latim: morbidus.a.um)
Sinônimos de Mórbido
Definição de Mórbido
Classe gramatical: adjetivo
Separação das sílabas: mór-bi-do
Plural: mórbidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário